IJ: Publicidade e Propaganda ANÁLISE DE MÉTRICAS DE RETORNO EM PROJETOS DE PATROCÍNIOS NO VALE DO ITAJAÍ (SC)
Fabricia Durieux Zucco (Universidade Regional de Blumenau); Rafael José Bona (Universidade Regional de Blumenau)
ResumoEste artigo propõe verificar as métricas de retorno em projetos de patrocínio realizados por instituição financeira na região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina no âmbito das discussões em torno da comunicação integrada de marketing. Foram utilizados como amostra para análise trinta projetos patrocinados pela instituição em 2010, que, com outras ferramentas qualitativas de coleta e análise de dados, permitiram evidenciar ausência formal de métricas mensuráveis para avaliação de retorno de patrocínio pela instituição, assim como a falta de critérios de desempenho ligados a vendas, participação no mercado, lucro e imagem. Todavia, constatou-se a adoção de métricas qualitativas baseadas no relacionamento com o público-alvo e na geração de mídia espontânea. Palavras-chave: Comunicação Integrada de Marketing;, Patrocínio;, Métricas de retorno |