XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.584-1


IJ: Publicidade e Propaganda

ANÁLISE DISCURSIVA DOS JINGLES ELEITORAIS COM DESTAQUE ÀS MARCAS REGIONAIS E ÀS INTENCIONALIDADES DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO RO GRANDE DO SUL NAS ELEIÇÕES 2010

Vinicius Mota da Silva (Universidade Federal do Pampa); Luisa Ferreira de Souza (Universidade Federal do Pampa); Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A pesquisa desenvolvida tem caráter exploratório pelas decupagens realizadas, e pelos levantamentos feitos. Qualitativa, quanto à abordagem, com análises que serão obtidas a partir do desmembramento da letra do Jingle. Os dados foram colhidos a partir das decupagens realizadas e, o tratamento realizou-se a partir das análises qualitativas, individualizadas, e por fim, com o entroncamento dos objetos, e também deles com as teorias selecionadas. Para a análise do discurso, recorreu-se à textos sobre discurso de som, imagem e texto, considerando cada um dos elementos e a disposição, e, para as averiguações acerca dos efeitos de sentido criados. Busca-se ressaltar pontos divergentes entre cada um dos áudios e, convergentes, destacando o jingle como uma peça fundamental à campanha, pelo seu poder de fixação.


Palavras-chave:  Análise do Discurso, Identidade, Jingle Eleitoral