XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.627-1


IJ: Publicidade e Propaganda

CASO RENATO GAÚCHO: COMO O ÍDOLO IMPACTOU O MARKETING TRICOLOR.

Sylvia Ferreira de Souza Madeira (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O objetivo do presente artigo é entender o impacto da presença do ex-jogador e ídolo tricolor Renato Gaúcho nas campanhas do Grêmio Football Porto-alegrense pela visão do torcedor gremista. A elaboração do trabalho contou com três etapas: observação com um olhar etnográfico na Sede dos Gremistas de Santa Maria, entrevista em profundidade com torcedores e, por fim, a análise de conteúdo dos dados coletados. Os resultados indicam que, mesmo em seu cargo como treinador, Renato tinha um forte vínculo com a torcida por ser ídolo absoluto do time. O fato de ele ser ídolo remete a um laço emocional que, segundo os entrevistados, está ligado ao consumo.


Palavras-chave:  Grêmio, Marketing, Publicidade, Renato Gaúcho