XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.629-1


IJ: Publicidade e Propaganda

NASCER, CRESCER, TRANSFORMAR: O ENCONTRO ENTRE A PUBLICIDADE E A FORMAÇÃO COGNITIVA

Julia Vieira Goncalves Bedin (Julia Vieira Goncalves Bedin)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre os comerciais de televisão no comportamento de consumo infantil. Como fontes teórico-metodológicas para subsidiar a discussão acerca do problema foram utilizadas concepções de autores da comunicação e no que tange a área de desenvolvimento cognitivo infantil. A propaganda infantil foi utilizada como objeto de pesquisa, por se tratar de uma mídia participante do universo das crianças. Ao estar exposta a este veiculo midiático, está sujeita a mensagens transmitida por ela, está podendo ser positiva ou negativa. Para realizar a pesquisa foi utilizado um grupo de 26 crianças com idades entre 6 e 11 anos, do Centro Educacional Virtude, localizado em Chapecó, Santa Catarina. Os comerciais trabalhados são das marcas Barbie e HotWeels marcas que são balizas, para os dados coletados.


Palavras-chave:  cognição, consumo, infantil, publicidade