XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.678-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ANÁLISE SEMIÓTICA DOS CARTAZES DAS FESTAS TÍPICAS DE OUTUBRO DE SANTA CATARINA EM 2011

Thayla Fernanda Pavesi (Universidade do Vale do Itajaí); Hans Peder Behling (Universidade do Vale do Itajaí); Marcelo Juchem (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Este trabalho propõe-se a estudar como a diversidade cultural catarinense é representada nos cartazes das festas típicas de outubro de Santa Catarina em 2011. Para isso, foi necessário identificar referencias históricas e culturais das cidades promotoras das festas típicas, analisar os signos e respectivos significados representados e, ao fim, comparar e discutir tais representações. Partindo das pesquisas bibliográficas sobre cultura e cartazes publicitários, as análises dos cartazes foram feitas utilizando a metodologia semiótica e possibilitaram compreender parte dos sistemas de sisgnos utilizados nos cartazes ao fortalecer a divulgação destes eventos. Observou-se que a maioria das peças faz uso de referências culturais estrangeiras, em detrimento de referências locais ou regionais.


Palavras-chave:  Cultura, Cartaz, Festas típicas, Santa Catarina