IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS Eduardo Covalesky Dias (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoCom a emergência do campo midiático, os campos sociais passam a sofrer a ação das lógicas políticas e midiáticas, todas inseridas no contexto econômico ao qual fazem parte. O campo esportivo, como campo social autônomo, nas definições de Bourdieu (1983), também sofre essas ações. Neste artigo, são analisadas as ações que os campos político e midiático exercem sobre o campo esportivo durante a implantação do programa Fútbol para Todos no contexto da sociedade em processo de midiatização. Para tal, foram analisados títulos de reportagens do jornal Clarín entre 23 de julho e 22 de agosto de 2009 e discursos de Cristina Kirchner e Julio Grondona publicadas nos websites da Casa Rosada e da AFA. Palavras-chave: Argentina, campo esportivo, campos sociais, Kirchner, midiatização |