XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.704-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

ESPORTE NA SOCIEDADE MIDIATIZADA: O FUTEBOL ARGENTINO SOB AS LÓGICAS POLÍTICAS E MIDIÁTICAS

Eduardo Covalesky Dias (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Com a emergência do campo midiático, os campos sociais passam a sofrer a ação das lógicas políticas e midiáticas, todas inseridas no contexto econômico ao qual fazem parte. O campo esportivo, como campo social autônomo, nas definições de Bourdieu (1983), também sofre essas ações. Neste artigo, são analisadas as ações que os campos político e midiático exercem sobre o campo esportivo durante a implantação do programa Fútbol para Todos no contexto da sociedade em processo de midiatização. Para tal, foram analisados títulos de reportagens do jornal Clarín entre 23 de julho e 22 de agosto de 2009 e discursos de Cristina Kirchner e Julio Grondona publicadas nos websites da Casa Rosada e da AFA.


Palavras-chave:  Argentina, campo esportivo, campos sociais, Kirchner, midiatização