XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.735-1


IJ: Comunicação Audiovisual

RÁDIO NA ESCOLA: EDUCOMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA

Daniele Jaqueline Lopes dos Santos (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do
Sul
); Vera Lúcia Spacill Raddatz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel da implantação de rádios internas nas escolas e a sua importância para a aquisição de habilidades que vão além da comunicação e expressão. O estudo está fundamentado na teoria de educomunicação, que trata da aproximação dos campos da comunicação e educação, e nas experiências do Projeto Rádio na Escola, realizado pelo Curso de Comunicação Social da Unijuí, com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional da CRE e da Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa mostra que a partir da tecnologia do rádio forma-se um ecossistema comunicativo na escola para a produção do conhecimento, do qual participa toda a comunidade escolar. Os resultados apontam o desenvolvimento do senso de iniciativa, responsabilidade e tomada de decisão frente à realidade, requisitos essenciais para o exercício da cidadania.


Palavras-chave:  cidadania, educomunicação, escola, rádio, tecnologia