XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ05.750-1


IJ: Comunicação Multimídia

OS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E REPRESENTAÇÃO NO CARTUM: ANÁLISE DAS TIRINHAS DE “MEMES” DA INTERNET

Larissa Tamborindenguy Becko (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Diego Pereira da Maia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar o cartum como um produto midiático que busca a identificação do público-alvo. A questão central desse artigo é expor de que forma as pessoas se encontram representadas por meio desse tipo de desenho. Para tanto, foram utilizados os conceitos de identificação e de representação levantados pelos Estudos Culturais e pela Psicologia Social, bem como os pareceres dos teóricos de quadrinhos. O objeto de estudo abordou, especificamente, as tirinhas de “meme”, representações gráficas de sentimentos pessoais que são aplicadas de forma repetida, conforme a situação escolhida. Na análise, foi possível perceber que a simplificação do cartum facilita o processo de representação.


Palavras-chave:  cartum, identidade, identificação, meme, representação