IJ: Jornalismo O RECONHECIMENTO DO LEITOR NA SEÇÃO PARA SEU FILHO LER, DO JORNAL ZERO HORA, RS Lara Niederauer Machado (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoEste artigo aborda as estratégias que o jornalismo utiliza para firmar uma relação com o seu leitor, mais especificamente com o leitor infantil, através de análise da seção Para seu filho ler, do jornal Zero Hora, RS. Partimos da noção de que o jornal é constituído por diversos dispositivos que, através do processo de enunciação, revelam a forma como o enunciador encara e relaciona-se com aquilo que está enunciando e com aquele a quem a enunciação é dirigida. São discutidos os conceitos de enunciação de Benveniste (1989 e 2005), de contrato de leitura de Verón (2004) e Fausto Neto (1995), além do leitor-modelo proposto por Eco (1986). Para análise, selecionou-se enunciados da seção Para seu filho ler a partir de um corpus de 111 exemplares. Nota-se que o jornal refere-se ao leitor através de estratégias que remetem ao cotidiano da criança e àqueles que fazem parte de sua vida. Palavras-chave: contrato de leitura, dispositivo, enunciação, infância, jornal |