XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ01.804-1


IJ: Jornalismo

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS JORNALÍSTICOS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE FREDERICO WESTPHALEN

Daniela Cristina Peiter Tondolo (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Esta pesquisa quantitativa verifica junto ao professores de Ensino Médio, de escolas públicas de Frederico Westphalen/RS, o uso por eles feito dos gêneros textuais jornalísticos, além dos diferentes veículos de comunicação, utilizados como suporte didático em sala de aula. Com esse levantamento traçamos um perfil qualitativo da amostra quanto a utilização dos textos jornalísticos – difusores de eventos da realidade social – mostrando em que medida estes são utilizados na promoção de conhecimento e reflexão crítica dos alunos. Os resultados mostram que a maioria dos educadores, numa perspectiva contemporrânea de educação, abrem espaço para entidades sociais (como o jornalismo) e tecnologias emergentes (internet) para melhor preparar os alunos para a participação social.


Palavras-chave:  gêneros textuais jornalísticos, meios de comunicação, educação, conhecimento