XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.875-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

IMAGEM E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR MÁRIO PALMÉRIO NA IMPRENSA MINEIRA DOS ANOS 1940

André Azevedo da Fonseca (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Antes de se tornar um escritor consagrado, Mário Palmério foi um professor ambicioso que atuou conscientemente para conquistar prestígio e transitar nos circuitos de elite de sua cidade nos anos 1940. Atento à necessidade de edificar uma boa imagem pública, ele trabalhou zelosamente para selecionar e difundir determinadas qualidades que, de fato, acabaram sendo profundamente relacionadas à sua figura. Por meio de análise documental em fontes primárias, a pesquisa empreende um estudo histórico sobre a imagem que Mário Palmério difundiu na imprensa local para firmar a sua distinção social e fortalecer determinados traços de sua figura.


Palavras-chave:  Fotojornalismo, Imagem, Fotografia e Memória, Cultura Visual, Mídia e Sociedade