XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.930-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A FUNÇÃO PRODUTOR GRÁFICO EM AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA. ANÁLISE DAS AGÊNCIAS DE JOAÇABA E HERVAL D’OESTE

Simone Dal Moro (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina)

Resumo

Analisa-se aqui a função do produtor gráfico nas agências de publicidade de Joaçaba e Herval D’Oeste, SC. A análise foi feita através de pesquisa bibliográfica com consulta aos principais autores da área, e pesquisa qualitativa, realizada com pelo menos um profissional de cada agência de publicidade das cidades. De acordo com os autores, muitas vezes o produtor gráfico não é reconhecido como parte da agência, e sim da gráfica, além de muitas vezes essa função ser exercida pelo diretor de arte da agência. Também é feita uma analise dos conhecimentos dos profissionais, em relação finalização de arquivos, as etapas de impressão, bem como o relacionamento desses profissionais com os demais setores da agência, também fornecedores regionais e as necessidades de fornecedores de grandes centros, além ainda, da capacitação de cada um, e outras funções realizadas na agência.


Palavras-chave:  Agência de Publicidade e Propaganda, Gráficas, Herval D’Oeste, Joaçaba, Produtor Gráfico