IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional ASSESSORIA DE IMPRENSA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA: QUANDO ASSUMIR O ERRO REDUZ O IMPACTO Camila Devitte Dal Pian (Centro Universitário Univates)
Resumo
Este artigo analisa como se organiza o trabalho de Assessoria de Imprensa (AI) em uma entidade representativa do setor comerciário, que busca resultados imediatos. Para isto, caracterizam-se ferramentas adotadas pela assessoria de imprensa de uma Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e suas formas de uso, além de averiguar como se dá a relação entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação. Por fim, se quer verificar se os mecanismos adotados pela Assessoria de Imprensa se caracterizam pelo seu uso estratégico em um momento de crise. O método de pesquisa é bibliográfico, documental e de campo, com os dados tratados por meio de análise de conteúdo. Concluiu-se que a assessoria de imprensa é fundamental no processo de crise, quando torna-se responsável pela veiculação correta dos fatos acontecidos.
Palavras-chave: Assessoria de Imprensa, Ferramenta Estratégica, Crise |