IJ: Comunicação Audiovisual CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS: UM ESTUDO DE COMO OS JOVENS OUVEM RÁDIO Elenise de Oliveira Carneiro (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Vera Lucia Spacil Raddatz (Universidade Regional da Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí)
ResumoEste artigo analisa a convergência da mídia e a maneira como os jovens ouvem rádio. Além da pesquisa teórica, foi realizada a pesquisa de campo qualitativa, através de questionários gravados em áudio com jovens entre 12 e 30 anos. O estudo propõe que o rádio conta com uma nova geração de ouvintes, e que a forma de ouvir o rádio mudou, uma vez que a cultura e a convergência das mídias estão presentes no cotidiano destes jovens. A internet funciona como elo entre a maioria dos meios, e nesse processo de transformação existe um novo nível de convergência, a qual ocorre entre o rádio, televisão digital, computadores, internet e operadoras de telecomunicações. O texto discute apresenta ainda as transformações na linguagem do rádio e a audiência pelo celular, pelo aparelho em casa, na internet ou no carro. Palavras-chave: rádio, convergência, jovens |