IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania VERTICALIDADE OU HORIZONTALIDADE DA INFORMAÇÃO; ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA “ESTÚDIO SANTA CATARINA DA RBS” Marcio Giusti Trevisol (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
Resumo
O presente estudo nasceu do anseio de compreender os conflitos e consequências da formação e uma comunicação vertical em detrimento de uma comunicação Horizontal. Por comunicação vertical entendermos uma comunicação ancorada no paradigma da indústria cultural e baseada em uma perspectiva de autoritarismo ligada aos interesses econômicos de publicidade. Por outro lado, a comunicação horizontal está ligada ao paradigma da democratização da informação englobando das particularidades da regionalidade e estabelecendo um canal aberto de participação cidadã. Para efetivar o estudo, analisamos o programa "Estúdio Santa Catarina" a partir das categorias de análise dispostas no decorrer do trabalho e tendo como fundamento teórico o conceito de circularidade da informação desenvolvido por Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: Circularidade da Informação, Análise, Indústria Cultural, Local e Global |