XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ07.1057-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

CARTAS DE LEITORES E MENSAGENS AOS LEITORES: PROTAGONISMO DOS SUJEITOS COMUNS E DISCURSO PUBLICITÁRIO.

Joana Camargo Günther (Centro Universitário Franciscano)

Resumo

Esta pesquisa reconhece as cartas de leitores dirigidas ao jornal Diário de Santa Maria – em Santa Maria – RS, como legítima intervenção de sujeitos comuns no processo de accountability midiático. O artigo investiga as cartas como espaço de gênero opinativo na qual o receptor na qualidade de interlocutor ativo dos meios de comunicação através de sua manifestação conquista visibilidade pública e deixa de ser apenas um consumidor do veículo quando submete-se a lógica de produção midiática. Busca, ainda, as interfaces entre os discursos jornalístico e publicitário, no sentido de que às demandas por cidadania presentes nas cartas de leitores são “respondidas” pela via do consumo.


Palavras-chave:  carta de leitores, accountability midiático, cidadania, publicidade