XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ03.1062-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

COMUNICAÇÃO, CULTURA ORGANIZACIONAL E NOTÍCIA: UM ESTUDO DO GRUPO RBS-DIÁRIO DE SANTA MARIA, RS

Rogério Saldanha Corrêa (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

Os estudos em comunicação organizacional, comunicação estratégica e perfil organizacional foram ampliados na última década. Entretanto, ainda há poucos estudos sobre organizações onde a matéria prima é a informação. Assim, constitui-se objeto desta pesquisa a organização jornalística Rede Brasil Sul- Santa Maria- Diário de Santa Maria (RBS-SM/DSM). Parte-se da premissa de que como a organização jornalística é midiática, ela é singular e se destaca entre outras organizações porque articula a informação e a construção da notícia. Nesse sentido, objetiva-se investigar em que medida as regras adotadas pela organização midiática provém de lógicas organizacionais e como podem se tornar um fator co-determinante na construção da notícia. Para tal, foram analisadas a cultura organizacional e as políticas de comunicação construídas pela organização através de observação e entrevistas.


Palavras-chave:  Organização midiática, Cultura Organizacional, Sistemas