XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.1078-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O PODER DO CLIC COLETIVO: A TENTAÇÃO DA OFERTA PARA O CONSUMIDOR ON-LINE

Luciana Corrêa (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Este artigo tem como pressuposto, estudar o fenômeno que pode ser considerado como uma febre na rede mundial de computadores, o comércio on-line, focalizando a modalidade de compras coletivas. O método utilizado para a coleta de dados foi um estudo exploratório e bibliográfico, do tipo qualitativo e quantitativo, sendo o questionário aplicado a 240 respondentes para a coleta de dados primários. Dentre os principais achados, constatou-se que grande parte dos entrevistados conhece o site de compras coletivas Peixe Urbano. Outro destaque importante está relacionado à intenção de 92% dos respondentes em realizar compras nesses sites. A partir deste estudo foi possível concluir que a tendência de efetuar compras virtualmente é crescente, o que provoca grandes alterações, não apenas na forma de vendas, como também na maneira pela qual o consumidor toma suas decisões.


Palavras-chave:  Comércio Eletrônico, Compra Coletiva, Consumidor online