IJ: Publicidade e Propaganda A ESCOLHA PELA CULTURA: ANÁLISE DE SIGNIFICAÇÃO DOS OUTDOORS DOS VESTIBULARES ACAFE 2011-1. Paulataques Wendt (Universidade do Vale do Itajaí); Hans Peder Behling (Universidade do Vale do Itajaí - Univali)
ResumoO objetivo deste trabalho foi compreender a utilização da linguagem textual e imagética utilizada nas peças de outdoor da campanha de vestibular de verão 2011/1 das universidades vinculadas ao sistema ACAFE de Santa Catarina, bem como buscar estabelecer uma relação entre estas peças com aspectos gerais da cultura catarinense. O trabalho iniciou com uma pesquisa exploratória bibliográfica sobre as teorias da lingüística e semiologia de Ferdinand De Saussure, para em seguida aplicar alguns destes conceitos nas análises dos outdoors. A partir das análises constatou-se que não há uma ligação direta entre as peças analisadas e os aspectos estereotipados que caracterizam a cultura das diferentes regiões catarinenses, apenas uma relação com o universo jovem e temas específicos ligados à vida acadêmica e profissional.
Palavras-chave: dicotomias, outdoor, significação, vestibular |