XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.1121-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A ESCOLHA PELA CULTURA: ANÁLISE DE SIGNIFICAÇÃO DOS OUTDOORS DOS VESTIBULARES ACAFE 2011-1.

Paulataques Wendt (Universidade do Vale do Itajaí); Hans Peder Behling (Universidade do Vale do Itajaí - Univali)

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender a utilização da linguagem textual e imagética utilizada nas peças de outdoor da campanha de vestibular de verão 2011/1 das universidades vinculadas ao sistema ACAFE de Santa Catarina, bem como buscar estabelecer uma relação entre estas peças com aspectos gerais da cultura catarinense. O trabalho iniciou com uma pesquisa exploratória bibliográfica sobre as teorias da lingüística e semiologia de Ferdinand De Saussure, para em seguida aplicar alguns destes conceitos nas análises dos outdoors. A partir das análises constatou-se que não há uma ligação direta entre as peças analisadas e os aspectos estereotipados que caracterizam a cultura das diferentes regiões catarinenses, apenas uma relação com o universo jovem e temas específicos ligados à vida acadêmica e profissional.

 


Palavras-chave:  dicotomias, outdoor, significação, vestibular