XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1158-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O IMPACTO DA CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS NO MERCADO PUBLICITÁRIO

Jorge Luiz Garcia Van Dal (Universidade Metodista de São Paulo); Victor Vinícius Biazon (Fundação Pedro Leopoldo)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as tendências e mudanças provocadas pelas tecnologias digitais que estão emergindo e principalmente o impacto que a convergência entre elas provoca no campo comunicacional, mais especificamente no mercado publicitário que assiste uma grande transformação no conceito de comunicação. A evolução da tecnologia e a desmassificação da audiência provocada pela internet trazem aos consumidores novas formas de avaliar alternativas de compra; interagir e reagir às marcas; consumir produtos, serviços, entretenimento e informação. Conclui-se que impacto da convergência no mercado publicitário está no fato de as agencias, veículos e anunciantes se preouparem em como os consumidores atuais buscam e interagem com essas novas mídias.


Palavras-chave:  Comunicação, Convergência de mídias, Publicidade e tecnologia