XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.1180-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

BRINCANDO DE SER FOTÓGRAFO (A) NO PROJETO CÂMARA ESCURA: HISTÓRIAS E PRÁTICAS FOTOGRÁFICAS

Araciele Maria Ketzer (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Paulo Ernesto Scortegagna (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Jean Eduardo Scheffler Ciechowicz (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Fernanda Kuhn Terra (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul)

Resumo

O Projeto "Câmara Escura: Histórias e Práticas Fotográficas" através de "Oficinas de Fotografia" têm proporcionado o ensino da fotografia e o debate dialógico, democrático e lúdico a alunos do ensino fundamental, da Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, Ijuí, RS. Por meio da metodologia da Pesquisa-ação a definição dos objetivos, conteúdos, metodologia, atividades, materiais, equipamentos e o processo de avaliação estão baseados nos seguintes temas: Origens e História da Fotografia, Cultura Fotográfica, Preservação e Linguagem Fotográfica. Exposições sobre a História da Fotografia, estudos de fotógrafos locais e nacionais, da linguagem fotográfica e de seus elementos, da práxis da educação do olhar/fotografar e a socialização dos resultados obtidos junto à comunidade escolar tem contribuído para o aprimoramento da Cultura Visual Fotográfica dos alunos participantes.


Palavras-chave:  fotografia, história, comunicação, ensino, oficinas