XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.1233-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A COMUNICAÇÃO E A PROPAGANDA NO ÂMBITO DA SAÚDE COLETIVA

Catiane Leite Almeida (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

Na saúde, há necessidade de ampla divulgação da informação tanto através de campanhas quanto através da educação em saúde, Proporcionando assim um maior entendimento da comunidade em assuntos que tratam de doenças, epidemias e cuidados básicos do dia-a-dia. Visando um processo de mobilização social o Ministério da Saúde utiliza-se do poder de persuasão da propaganda para atingir através de eventos e campanhas institucionais seu público-alvo indicando a direção de uma vida mais saudável e fazendo promoção de saúde. Esse estudo se propõe, através de pesquisa bibliográfica, a estudar como os diferentes autores se posicionam acerca da comunicação através da propaganda institucional em relação à saúde coletiva.


Palavras-chave:  Saúde, Propaganda, opinião pública, propaganda institucional, promoção de saúde