IJ: Jornalismo O COOLHUNTER E OS CRITÉRIOS DE NOTICIABILIDADE NA EDITORIA DE MODA DA REVISTA CAPRICHO Raisa Machado da Silva (Universidade de Santa Cruz do Sul)
ResumoEste trabalho discute o papel de um coolhunter e os critérios de noticiabilidade do que emerge de suas observações com foco sobre a editoria de moda de uma revista segmentada e especializada, para isso escolheu-se a revista Capricho da Editora Abril. Trabalhou-se com conceitos do jornalismo de revista, jornalismo especializado e segmentado, jornalismo de moda e moda. Para responder as questões centrais realizou-se uma pesquisa qualitativa através de observações participante e não-participante da rotina da editoria entre os dias 19 de setem-
bro e 4 de outubro de 2011. Também foram realizadas entrevistas com 8 profis-
sionais da redação. Constatou-se que o coolhuntig é realizado pela redação e pelas leitoras e os critérios surgem de características e realidade delas.
Palavras-chave: coolhunting, critérios de noticiabilidade, editoria de moda, moda, revista Capricho |