XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ05.1248-1


IJ: Comunicação Multimídia

DEMANDA POR PROFISSIONAIS PARA O USO DO TWITTER COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Vilna Carolina Macedo Oliveira (Universidade Federal do Paraná)

Resumo

Este estudo buscou descobrir como é a demanda por profissionais responsáveis pela publicação de conteúdo no Twitter, bem como qual a qualificação exigida nesse caso. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre a cultura da sociedade contemporânea e suas novas formas de relacionamento. Metodologicamente, pesquisou as vagas relacionadas ao trabalho no Twitter, encontradas em jornais impressos, jornais online e sites de emprego, durante o período de um mês. Além de ter entrado em contato com 15 empresas presentes no Twitter para saber questões relacionadas ao objetivo do estudo. Esses dados foram analisados e confrontados, permitindo apontar, com relação a esta pesquisa, que a comunicação é a área mais exigida pelas empresas para se trabalhar com Twitter.


Palavras-chave:  Qualificação profissional para o Twitter, Seleção de Pessoal, Cibercultura, Twitter