XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.1252-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS INTERACIONAIS EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NA EAD: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Camila Teixeira Saldanha (Universidade Federal de Santa Catarina); Dulce Marcia Cruz (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Por seu potencial interativo baseado na escrita, o fórum de discussão nos ambientes virtuais poderia facilitar a interação nos cursos a distância. No entanto, a bibliografia mostra que nem sempre isso acontece. A pesquisa descrita neste artigo buscou verificar se o uso de estratégias linguísticas interacionais entre professores, tutores e alunos pode criar um espaço interativo nessa ferramenta. Tendo como locus a disciplina de Linguística Aplicada I (LAI), do curso de Letras Espanhol - modalidade a Distância da Universidade Aberta do Brasil da UFSC, a metodologia incluiu revisão bibliográfica e análise textual e interpretativa das postagens realizadas nos fóruns da disciplina. Concluiu-se que o uso de estratégias linguísticas interacionais pode apoiar a criação de um ambiente mais interativo nos fóruns evitando que se tornem apenas repositórios de informações repetidas ou desconexas.


Palavras-chave:  educação a distância, fórum de discussão, interação