IJ: Publicidade e Propaganda COMPRAS COLETIVAS: MOTIVAÇÕES E IMPLICAÇÕES NA PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL E DOS CONSUMIDORES
Júlia Gewehr Fronza (Universidade do Vale do Itajaí)
ResumoUtilizado por diversas empresas como estratégia de marketing, o e-commerce possui diversas modalidades, sendo uma delas os sites de compras coletivas. Esta investigação aborda esse assunto, tendo como objetivo conhecer quais as motivações e implicações que induzem as empresas e os consumidores a utilizarem os sites de compras coletivas. Para obter este conhecimento, efetuou-se uma pesquisa, que teve como objeto de estudo quatro varejistas e 97 clientes que já haviam utilizado esta nova forma de negócio. Os principais achados revelaram que as empresas buscam promover-se, ampliar sua participação no mercado e fidelizar o cliente, embora os resultados não correspondam totalmente a essas expectativas. Por sua vez, mesmo sendo o desconto uma variável importante, a maior parte dos consumidores afirma prezar pela qualidade da oferta. Palavras-chave: Comportamento do consumidor online, E-commerce, Marketing, Sites de compras coletivas |