IJ: Comunicação Multimídia MÍDIAS DIGITAIS E A NOVA CONFIGURAÇÃO DOS FENÔMENOS DE DISTRIBUIÇÃO DE MODA Maria Teresa de Moraes Weidlich (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
ResumoAs mídias digitais têm sido responsáveis não só pela revolução da comunicação como também pela reconfiguração da sociedade como um todo. Dessa forma, este ensaio visa a uma aproximação dos conceitos relacionados a este processo, como por exemplo o de “Cultura da Convergência” proposto por Henry Jenkins, aos fenômenos relativos à moda, que vêm se manifestando através destas novas possibilidades e interfaces da comunicação. Com o intuito de propor caminhos para o entendimento de como essas mídias digitais agem: seja na mudança e construção de novos paradigmas sociais/comunicacionais, seja como vetores para o surgimento de novos fenômenos de distribuição da moda, utilizar-se-á como objeto o streetstyle e suas manifestações em diferentes canais de informação online como a fotografia de moda na rua do blog The Sartorialist e a revista online I-D. Palavras-chave: mídias digitais, blogs, moda, streetstyle, identidade |