XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.1304-1


IJ: Publicidade e Propaganda

ANÁLISE SEMIÓTICA DOS SPOTS DAS FESTAS TIPICAS DE OUTUBRO EM SANTA CATARINA: CAMPANHA PUBLICITÁRIA DE 2011

Ynae dos Santos Fronza (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Este artigo teve como objetivo estudar como a cultura catarinense é representada nos spots publicitários das festas típicas de outubro do Estado de Santa Catarina. O trabalho iniciou com uma pesquisa exploratória bibliográfica sobre aspectos culturais, conceitos de spot e de semiótica e desenvolveu-se a partir da metodologia de análise semiótica (identificando e classificando os signos de representação cultural e sua respectiva utilização dos spots que foram coletados através de contatos telefônicos com as comissões organizadoras das respectivas festas). As análises permitiram identificar aspectos tradicionais das festividades, alguns deles legítimas heranças culturais deixadas pelos colonizadores de cada cidade, e também entender o spot como um sistema sígnico em que cada elemento deve encontrar-se em um lugar determinado para tentar conduzir a audiência à compreensão da mensagem.


Palavras-chave:  Semiótica, Spots Publicitários, Festas Típicas de outubro em Santa Catarina, Representação Cultural