XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ01.1307-1


IJ: Jornalismo

CONSCIÊNCIA NEGRA COMO NOTÍCIA: O 20 DE NOVEMBRO DA RBS TV

Fernanda Nunes da Silva Arispe (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

No Brasil, o dia 20 de novembro, desde o ano de 1978, abriga o dia da consciência negra. A data foi implementada a fim de conferir às comemorações da liberdade negra caráter de conquista. O dia 13 de maio, que até então detinha essas comemorações, carregava o estigma de ser um ato de caridade da realeza brasileira e não narrava a história de luta e resistência dos negros escravos à exploração. A mídia brasileira, especialmente nos últimos dez anos – que foram de ampliação do debate sobre preconceito e discriminação – tem aproveitado o 20 de novembro para abordar temas que dificilmente estão em sua agenda, como desigualdade social e racismo. Este artigo pretende analisar, por meio de reportagem veiculada no Jornal do Almoço, a forma como esta data é construída como notícia na RBS TV.


Palavras-chave:  Consciência Negra, Jornal do Almoço, Jornalismo, RBS TV