XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ04.1322-1


IJ: Comunicação Audiovisual

KONY 2012: UM OLHAR SOBRE A PUBLICIDADE E A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS MIDIÁTICOS NA INTERNET

Rafaela Constância Dutra Heming (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul); Vera Lucia Spacil Raddatz (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir a sociedade de consumo a partir das estratégias de produção do vídeo Kony 2012, considerado um fenômeno de acessos na internet em um curto espaço de tempo. O filme pede a prisão de Joseph Kony, um chefe guerrilheiro em Uganda, que teria sequestrado crianças para submetê-las à função de soldados e pede dinheiro para lutar contra o abuso das crianças africanas e para materiais que divulgam a logo da campanha. O estudo também questiona a forma como os receptores consomem os conteúdos ou produtos midiáticos na sociedade da informação, bem como a mídia viral e os recursos utilizados pelo cinema e pela publicidade para dar visibilidade a seus produtos.


Palavras-chave:  Kony 2012, mídia viral, publicidade, consumo