XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ01.1360-1


IJ: Jornalismo

A RACIONALIZAÇÃO DOS PODERES MIDIÁTICOS PELA VIA DA FILOSOFIA ALEMÃ: INCURSÕES SOBRE ÉTICA NO JORNALISMO POR IMMANUEL KANT E JÜRGEN HABERMAS

Aline Cristine Santana (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

A mídia exerce um poder sobre a esfera pública que força o debate sempre atual e renovado de questões morais e éticas. Tais temas foram pensados de forma sistemática por filósofos alemães e o conhecimento sobre seus preceitos parece permitir o diálogo colaborativo entre clássicos e contemporâneos, como pensamos existir entre Immanuel Kant e Jürgen Habermas. A reflexão oportunizada neste artigo visa a fornecer uma visão sobre o produto comercial midiático no âmbito do ethos jornalístico e refletir sobre formações discursivas que se refiram à ética e à moral na profissão. Um esforço que julgamos necessário às novas gerações de jornalistas e imprescindível a pesquisadores em formação, a fim de que se construa o conhecimento sobre estas questões no cenário contemporâneo.


Palavras-chave:  democracia, esfera pública, ética, filosofia, moral