XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.1368-1


IJ: Publicidade e Propaganda

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA E ARGUMENTAÇÃO EMOTIVA

Alex Sandro de Araujo Carmo (Faculdade Sul Brasil)

Resumo

A linguagem publicitária (ou melhor, o discurso publicitário) se utiliza de instrumentos a fim de conquistar e/ou mudar a opinião dos receptores, buscando convencê-los, consciente ou inconscientemente, a partir do uso de uma linguagem que procura evidenciar que é valido aderir à tese que está sendo proposta. Observando esses aspectos em alguns enunciados (mais precisamente de letterings) de comerciais do refrigerante coca-cola, surgiu a vontade de pesquisar a respeito das estratégias discursivas e dos diferentes mecanismos que procuram persuadir pela emoção. A essa luz, as análises do estudo serão conduzidas com o auxílio da Teoria Retórica do Discurso, de Dittrich (2008), principalmente, pelo enfoque dado aos processos argumentativos emotivos.


Palavras-chave:  Redação Publicitária, Argumentação, Emoção