XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT02.1394-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A COMUNICAÇÃO E CONSUMO NOS 'MERCADINHOS' DA CIDADE BAIXA

Joel Felipe Guindani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Daniel Aguiar Dedavid (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Analisa a comunicação realizada nos ‘mercadinhos’ do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Após identificação de uma grande quantidade de ‘mercadinhos’ coexistindo num espaço aparentemente dominado por grandes redes de supermercados, este estudo foi realizado, em 2011, a partir da observação e das entrevistas realizadas com clientes e donos desses pequenos estabelecimentos. Investiga como ocorre a sociabilidade entre esses atores e quais as ações comunicativas evidenciadas nessas interações. Conclui que as táticas comunicativas adotadas estão ancoradas no diálogo, nas relações de proximidade interpessoal entre os atendentes e seu público consumidor. O estudo também oferece elementos sobre táticas comunicacionais, que fomentam reflexões a respeito do Marketing e da Publicidade nos estudos contemporâneos da comunicação e do consumo.


Palavras-chave:  Comunicação, Marketing, Publicidade, Consumo, Mercados de bairro