XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ02.1406-1


IJ: Publicidade e Propaganda

MARCA NA CAMISETA & PAIXÃO NO CORAÇÃO: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO PATROCÍNIO DOS TIMES DE FUTEBOL E O IMPACTO SOBRE OS TORCEDORES

Camila Rebelo Souza Lima (Universidade do Vale do Itajaí); Michelle Boschetti (Universidade do Vale do Itajaí)

Resumo

Conhecer a opinião dos torcedores é um facilitador para as ações de marketing de patrocínio, pois é por meio dela que se avalia a imagem de uma marca. Este estudo teve como objetivo analisar como as marcas estampadas nas camisetas dos times de futebol impactam seus torcedores. O método de coleta de dados foi um levantamento de campo, de abordagem quantitativa, o qual utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário composto de perguntas fechadas e semi-abertas. Foram entrevistados torcedores de times de futebol da região sul do Brasil, pertencentes à série A do Campeonato Brasileiro. Os resultados mostraram que o patrocínio principal estampado nas camisas dos clubes tem alta visibilidade e apresentam influência no comportamento de compra dos torcedores, embora não muito significativa.


Palavras-chave:  Patrocínio esportivo, Futebol, Torcedor