XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ05.1430-1


IJ: Comunicação Multimídia

A TEORIA DA CAUDA LONGA E A REPERCUSSÃO DO JOGO GRÊMIO VERSUS FLAMENGO NOS SITES DE REDES SOCIAIS DO PORTAL CLICRBS

Thiago Matos Prates Chas (Faculdade Internacional de Curitiba); Fabiana Pelinson (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a Teoria da Cauda Longa quando aplicada ao Jornalismo. Diante disso, analisou-se uma matéria em específico sobre o jogo Grêmio versus Flamengo, publicada no site do Zero Hora, no portal ClicRBS, bem como os sites de redes sociais deste portal, com o objetivo de verificar a eficácia destes sites na propagação de determinado conteúdo. A metodologia baseou-se em autores como Anderson (2006), Recuero (2009) e Zago (2011). Os resultados a partir da análise dos sites de redes sociais apontam para uma importante interação entre produtor e receptor. Além disso, a divulgação de determinada informação jornalística nesses sites permite que esse conteúdo seja potencializado. O alcance e a discussão sobre o assunto tomam proporções maiores do que se simplesmente fossem divulgadas nas mídias tradicionais.


Palavras-chave:  Cauda Longa, ClicRBS, jornalismo, redes sociais