XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT02.1433-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A NOVA TOPPER: REPOSICIONAMENTO VISANDO UMA MARCA POLIESPORTIVA INTERNACIONAL

Renata Oliveira Garcez (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

Em um mercado competitivo, algumas empresas de sucesso acabam estagnadas por não se adequarem às mudanças e tendências do consumidor. O posicionamento de uma marca estabelece o lugar que ela ocupa tanto no mercado quanto na mente do consumidor. A decisão de desenvolver um novo posicionamento possibilita que a marca selecione as estratégias adequadas na busca dos objetivos traçados. Este trabalho visa compreender o processo de reposicionamento da marca de material esportivo Topper. Para isso, foram necessários estudos aprofundados sobre marketing, marca, posicionamento, branding e brand equity. Visando entender como se deu a mudança, foram analisados depoimentos dos responsáveis pela Topper, pelo novo logotipo e pelas peças publicitárias. Um questionário foi aplicado para compreender as reações do público em relação ao reposicionamento e se o plano da empresa está sendo alcançado.


Palavras-chave:  Marketing, Marca, Esporte, Posicionamento, Topper