XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT03.1443-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: A INFÂNCIA COMO ÂNCORA PARA O ETHOS DISCURSIVO

Pâmela Stocker (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este estudo aborda anúncios organizacionais bancários que se utilizam da imagem do sujeito infantil, publicados na mídia impressa brasileira (revista Veja) entre 1968 e 2011. Os discursos organizacionais são compreendidos como expressão da cultura e, ao mesmo tempo, como elementos que a atualizam. Procura-se fazer neste artigo uma primeira aproximação entre os conceitos de infância (ARIÈS, 1988; POSTMAN, 1999; SARMENTO, 2004 e BUCKINGHAM, 2007) e de ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004), demonstrando de que forma o uso de uma determinada representação de infância nos anúncios publicitários pode estabelecer-se como ancoragem para o ethos discursivo presente na comunicação organizacional.


Palavras-chave:  comunicação organizacional, publicidade, ethos discursivo, infância, cultura