IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania AS REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA REVISTA COSMOPOLITAN BRASILEIRA, CHILENA E COLOMBIANA Laís Franco Ribeiro (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
ResumoEste artigo apresenta parte da pesquisa que se desenvolve pelo Grupo de Estudos de Gênero e Mídia, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a qual analisa as representações femininas nos textos publicados em revistas segmentadas. Esta etapa focou a análise das chamadas de capas das edições do mês de setembro de 2011, da revista Cosmopolitan em sua versão chilena, do mês de fevereiro de 2012 da Cosmopolitan colombiana e a do mês de abril, também deste ano, da Cosmopolitan brasileira (Nova). O objetivo é traçar uma análise levando em consideração discussões teóricas sobre produção jornalística e gênero, tendo como foco, principalmente, o papel e imagem da mulher que tais veículos trazem ao seu público, se os discursos se convergem ou divergem. A metodologia adotada é a utilizada pelo Projeto de Monitoramento da Mídia Global. Palavras-chave: Jornalismo, Comunicação, Veículos segmentados, Estudo de gêneros, Representações femininas |