IJ: Comunicação Multimídia BEM-VINDO AO HABBO HOTEL: UMA ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS E IMPLICAÇÕES NO CONSUMO DE ITENS VIRTUAIS ENTRE OS JOVENS Leonardo Bertoldo Werner Wollinger (Universidade do Vale do Itajaí)
ResumoEsta investigação tem como objetivo analisar a influência do consumo de itens virtuais entre os jovens que frequentam o jogo social denominado Habbo Hotel. O método de pesquisa adotado caracteriza-se como qualitativo e quantitativo, netnográfico, tendo sido utilizado um questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, como a principal fonte de coleta de dados primários para entrevistar 459 respondentes, brasileiros e portugueses. Os principais resultados revelaram que os jovens ingressam neste jogo social motivados por seus amigos e que, enquanto jogam, aprendem a negociar e economizar seu dinheiro. A despeito disso, as principais conclusões deste trabalho mostram que parte dos usuários está predisposta a enganar aos outros e burlar as regras do jogo a fim de ganhar promoções e de conseguir o que desejam no ambiente in-game. Palavras-chave: Consumidor Virtual, Ética, Habbo Hotel, Jogos Virtuais, Materialismo |