XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ02.1509-1


IJ: Publicidade e Propaganda

O VT CARTÃO COMO FORMATO DE ANÚNCIO NA TELEVISÃO

Adriano Dorow Darosi (Universidade Regional de Blumenau); Armando Pilla (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

A televisão se consolida como um dos principais meios de comunicação e a atividade publicitária como uma das fornecedoras de conteúdo. Para distribuir essas mensagens publicitárias são utilizados determinados formatos. O presente estudo busca classificar e descobrir as características do formato de anúncio denominado VT cartão veiculado na emissora RBS TV, instalada na cidade de Blumenau. Uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso foram realizados para analisar os aspectos do formato e da propaganda televisiva da região. Como resultado pode-se classificar o VT cartão sob o âmbito das pesquisas de formato de anúncio e se analisar os elementos que compõem o campo visual do formato. Contribui-se, assim, com os estudos sobre os formatos da propaganda regional na televisão.


Palavras-chave:  Propaganda, Publicidade, Televisão, Formato, VT Cartão