XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT01.1546-1


IJ: Jornalismo

O ENSINO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO COMPLEMENTO AO APRENDIZADO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NOS CURSOS DE JORNALISMO

João Augusto Moliani (Universidade Tecnológica Federal do Paraná + Faculdades do Brasil)

Resumo

Os cursos de graduação em Jornalismo incorporaram, por força de condições históricas e de mercado, o ensino do exercício de assessoria de imprensa. Tanto a abrangência da comunicação quanto as necessidades das organizações mostram que o ensino da disciplina nos cursos de jornalismo precisa ser revisto. Apesar da especialidade no relacionamento com a mídia ser a essência da atividade do assessor é essencial ter uma visão mais holística da comunicação organizacional. Na grande maioria das empresas, mesmo as que contratam jornalistas para assessores de imprensa, o que se espera é um comunicador múltiplo e para isso a formação só com o foco em assessoria de imprensa não tem a abrangência necessária. Tentando encontrar alternativas nós incorporamos conceitos de Relações Públicas, Publicidade, Marketing e Design em um laboratório prático no qual os alunos fazem atendimento a clientes reais.


Palavras-chave:  assessoria de imprensa, comunicação organizacional, ensino, jornalismo