XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ04.1551-1


IJ: Comunicação Audiovisual

ENTRE DOCUMENTÁRIO E FICÇÃO: UM ESTUDO SOBRE SEDUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA CRENÇA COMO RECURSO DE DIVULGAÇÃO A PARTIR DE FILMEFOBIA

Isadora Ebersol (Universidade Federal de Pelotas)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar estratégias de divulgação utilizadas no filme Filmefobia, de Kiko Goifman - longa-metragem brasileiro que está na fronteira entre documentário e ficção. Partindo da possibilidade de que filmes neste estilo utilizem conscientemente a manipulação da crença nos materiais de divulgação para alavancar a audiência, a pesquisa busca elencar algumas estratégias publicitárias que servem para instaurar a dúvida, levando à sedução. A pesquisa busca compreender a relação de Filmefobia com a imprensa e, para isso, entra no campo teórico do estudo da sedução, de Jean Baudrillard, e no estudo do fingimento de real, de François Jost.


Palavras-chave:  Divulgação, Documentário, Ficção, Filmefobia, Sedução