IJ: Publicidade e Propaganda ITAÚ E A COPA: INVESTINDO NO PRESENTE, PENSANDO NO FUTURO. Samuel Kruk (Universidade Estadual do Centro Oeste); Adriana de Jesus Scholtz (Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro)
ResumoO futebol sempre foi considerado um dos patrimônios culturais do Brasil tendo papel fundamental na construção da identidade brasileira. Com base nisso, buscamos evidenciar os discursos que sustentam os sentidos constituídos pelas propagandas realizadas por grandes empresas em torno da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, “País do Futebol”. Tomamos para análise a Campanha Publicitária “Vamos jogar bola” criada para o banco Itaú em abril de 2012. Nosso objetivo é buscar por meio dessa campanha evidenciar implícitos que fundamentam sentidos que significam o futebol como peça fundamental na construção da identidade brasileira e dão suporte para que o Itaú obtenha lucros ao patrocinar a Copa de 2014. As teorias utilizadas são: Análise do Discurso Francesa, Redação Publicitária, Enunciado/imagem e Marketing Esportivo. Palavras-chave: Banco Itaú, Campanha Publicitária, Copa do Mundo, Patrimônio brasileiro |