XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ01.1600-1


IJ: Jornalismo

DIA DAS CRIANÇAS NA FOLHA DE S. PAULO E GAZETA DO POVO: COBERTURA INCENTIVA CONSUMO INFANTIL

Isabella Torrezan Mayer de Melo (Universidade Positivo)

Resumo

A cobertura das comemorações do Dia da Criança, em 12 de outubro de 2011, gerou o corpus de trabalho de pesquisa utilizado no presente artigo. Foram coletadas matérias e repostagens alusiva à data publicadas nos jornais Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo, respectivamente, os diários mais importantes do País e do Paraná. Com base no conceito de habitus, que contribiu para explicar a repetição no jornalismo, foi evidenciada a ênfase mercantilista da cobertura. Além disso, observou-se um incentivo ao consumo infantil, sobretudo no jornal paranaense. Aceitando-se a importância da mídia na construção de valores sociais e a ênfase que a publicidade tem dado às crianças enquanto público consumidor, o artigo discute o papel do jornalimso impresso neste quadro.


Palavras-chave:  Jornalismo impresso, cobertura, Dia das Crianças, habitus