XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT02.1622-1


IJ: Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE, CULTURA DE CONSUMO E ESTÉTICA FEMININA

Marislei da Silveira Ribeiro (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Ao situar os debates sobre a beleza feminina e o culto ao corpo, relacionados à publicidade e ao consumo, o presente trabalho parte do entendimento de que a mulher, no mundo ocidental, vem ocupando um espaço social cada vez mais amplo. Ao tentarem seguir os padrões estéticos da contemporaneidade, muitas mulheres têm pago um alto preço, que, em nome da qualidade de vida, cuidados com o corpo e o rosto, são capazes de tornar-se uma espécie de rito religioso. Ciente desse fato, a publicidade utiliza-se do ideal do corpo perfeito para indicar à mulher modos de estar no mundo e de viver, persuadindo-a, por meio dos anúncios, a consumir produtos embelezadores. Nesse contexto, torna-se importante entender como a publicidade, articula-se quanto ao universo feminino e como isso se reflete na sociedade contemporânea.


Palavras-chave:  Publicidade, Cultura, Consumo, Estética, Feminina