XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:DT06.1624-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

SOCIOLOGIA DO ROCK E EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO

Cesar Andre Luiz Beras (Universidade Federal do Pampa); Fabiano Neu (Unipampa); Emilene Lul (Unipampa)

Resumo

Este artigo trata da criação da disciplina de Sociologia do rock, como uma forma inédita de produção do conhecimento a partir de duas discussões conceituais: o rock como fenômeno social configuracional, que ao mesmo tempo que é produzido pela sociedade, também a produz e o rock como um provável intercessor, ou seja como uma experiência que permite a construção de signos e saberes sobre a sociedade em que vivemos. Para ilustrar a reflexão proposta, o artigo apresenta a criação da disciplina de Sociologia do rock, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no curso de Publicidade e Propaganda em São Borja. Busca-se estabelecer uma análise sociológica da sociedade tendo como centro estruturante a experiência do rock, assim como seu impacto como fenômeno no processo da sociabilidade humana.


Palavras-chave:  Sociologia do Rock, Configuração, Intercessores, Educação