IJ: Interfaces Comunicacionais MÍDIAS-EDUCAÇÃO: UM PANORAMA DE PRODUÇÃO CINTÍFICA ENTRE 2005 E 2011 Zeneida Alves de Assumpção (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
Resumo
O artigo busca mapear e analisar temáticas sobre mídias-educação construídas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, das Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais paranaenses entre 2005 e 2011. Das 563 temáticas desenvolvidas nas dissertações, 524 focam a temática não-midiática e 39 a temática midiática (mídias analógicas e mídias digitais/interativas). Optou-se por pesquisa bibliográfica, mapeamento temático e análise de conteúdo (Bardin, 1970). Foram elencadas duas categorias: 1ª Mídias analógicas e 2ª Mídias digitais/interativas para a análise de conteúdo. Observou-se tímida produção em mídias-educação nesses Programas. O número de dissertações sobre a temática não-midiática supera ao número das direcionadas à temática-midiática. O resultado indica que elas não se “materializam” e não ganham visibilidade nos Mestrados das IES investigadas, é o que demonstra a pesquisa. Palavras-chave: Mídias, Produção científica, Visibilidade |