XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ08.1651-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A LINGUAGEM FÍLMICA ENQUANTO IMPORTANTE INSTRUMENTO DESENCADEADOR DE REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES

João Pietro Meili Bridi (Universidade de Cruz Alta)

Resumo

O presente estudo traz uma análise realizada em cima de uma atividade dinamizada pelo Núcleo de Conexões Artístico-Culturais - NUCART da Unicruz. É um projeto de extensão que trabalha com o "Cinema, Papo & Pipoca", o qual busca entender em que medida o cinema e a educação podem se interligar, mostrando um pouco dessa complexidade. As considerações explicitadas neste relato são resultantes das percepções apreendidas durante as sessões do Cinema, Papo&Pipoca. Ao transferir o ambiente de estudo da sala de aula convencional, para outro com tela grande, revisitando filmes antigos e vendo lançamentos, o resultado tem sido animador. O cinema enquanto uma forma diferenciada e instigante de promover o aprendizado, pode ser adaptado ao trabalho pedagógico de todas as disciplinas e níveis de ensino, não apenas ser visto como forma de entretenimento.


Palavras-chave:  Arte, Cinema, Cultura, Educação, Linguagem