IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação A LINGUAGEM FÍLMICA ENQUANTO IMPORTANTE INSTRUMENTO DESENCADEADOR DE REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES João Pietro Meili Bridi (Universidade de Cruz Alta)
ResumoO presente estudo traz uma análise realizada em cima de uma atividade dinamizada pelo Núcleo de Conexões Artístico-Culturais - NUCART da Unicruz. É um projeto de extensão que trabalha com o "Cinema, Papo & Pipoca", o qual busca entender em que medida o cinema e a educação podem se interligar, mostrando um pouco dessa complexidade. As considerações explicitadas neste relato são resultantes das percepções apreendidas durante as sessões do Cinema, Papo&Pipoca. Ao transferir o ambiente de estudo da sala de aula convencional, para outro com tela grande, revisitando filmes antigos e vendo lançamentos, o resultado tem sido animador. O cinema enquanto uma forma diferenciada e instigante de promover o aprendizado, pode ser adaptado ao trabalho pedagógico de todas as disciplinas e níveis de ensino, não apenas ser visto como forma de entretenimento.
Palavras-chave: Arte, Cinema, Cultura, Educação, Linguagem |