XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ01.1706-1


IJ: Jornalismo

CONTRA-AGENDAMENTO: EVOLUINDO NA HIPÓTESE DO AGENDA-SETTING

Leonardo Medeiros Barretta (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo

Trabalhos que observavam o poder de influência da mídia no público já eram realizados antes mesmo de 1972, quando os pesquisadores americanos McCombs e Shaw publicaram o artigo cunhando o termo agenda-setting. No entanto, desde 1972, pouco se evoluiu na conceituação do termo e na constituição da hipótese (Formiga, 2006), permanecendo nesse status – e não evoluindo ao de teoria, como define Hohlfeldt (1997) – há mais de 40 anos. Assim, fazem-se necessários estudos complementares ao de agenda-setting abrindo novas perspectivas, como o do contra agendamento, que propõe o público interferindo na agenda da mídia através de mecanismos próprios. Trata-se de uma “contramão” do agendamento. Este trabalho se apresenta como um recorte do trabalho de conclusão de curso realizado pelo autor desta pesquisa.


Palavras-chave:  contra-agendamento, agenda-setting, hipótese, teoria