XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ08.1708-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

SIMULAÇÃO E SIMULACRO: A REALIDADE DO BIG BROTHER BRASIL

Luciano Gonçalves da Costa (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

A pós-modernidade trouxe profundas reflexões sobre a realidade exibida pelos meios de comunicação, principalmente a televisão. A mudança nas produções televisivas, como o gênero reality shows, nos faz questionar sobre como a realidade se apresenta neste contexto híbrido. Neste trabalho, analisa-se o Big Brother Brasil e a promessa de realidade do programa exibido há mais de uma década pela Rede Globo. Buscou-se apresentar uma linha de raciocínio a partir do questionamento sobre o que é realidade e, a partir de Platão e seus conceitos de cópia e simulacro, relacionou-se com as ideias de Jean Baudrillard. E é na teoria de Baudrillard que encontramos a base para a análise. Os conceitos de simulação, simulacro e hiper-realidade norteiam nosso pensamento em busca de uma resposta sobre o gênero reality show.


Palavras-chave:  realidade, simulação, simulacro, reality show